SOCIOLOGIA
7/8/9
A Sociologia volta-se o tempo todo para os
problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua
sociedade. Ela pretende ser um conhecimento científico sobre a
realidade social e, enquanto tal, visa estabelecer teorias, bem como
confrontá-las com a realidade.
Cientificismo e organicismo
A primeira corrente teórica sistematizada de
pensamento sociológico foi o positivismo.
Seu primeiro representante foi Auguste Comte. Tinha a crença no poder exclusivo e
absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob forma de leis
naturais.Seu conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas,
filosóficas e de senso comum por meio das quais – até então – o homem explicava
a realidade.
Essa tentativa de derivar as ciências sociais das
ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade
social. O próprio Comte deu inicialmente o nome de “física social” às suas
análises da sociedade, antes de criar o termo Sociologia.
A própria sociedade foi concebida como um
organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam,
harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo
também foi chamado de organicismo.
Defendia o ponto de vista de somente serem válidas
as análises das sociedades quando feitas com verdadeiro espírito científico.
O positivismo exaltava a coesão social e a harmonia
dos indivíduos em sociedade. Foram teorias que abriram as portas para uma nova
concepção da realidade social com suas especificidades e regras.
Durkheim e os fatos sociais
Para o filósofo francês Émile Durkheim, na vida em sociedade o
homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele,
mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por
todos.
Seguindo essas idéias, Durkheim afirma que os fatos
sociais, ou seja, o objeto de estudo da Sociologia, são justamente essas regras
e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
Esses fatos sociais têm duas características
básicas que permitirão sua identificação na realidade: são exteriores e
coercitivos.
Exteriores, porque consistem em idéias, normas ou
regras de conduta, foram criadas pela sociedade e já existem fora dos
indivíduos quando eles nascem.
Coercitivos, porque essas idéias, normas e regras
devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Se alguém desobedece a elas, é
punido pelo resto do grupo.
Outro conceito importante para Émile Durkheim é o
de instituição. Para ele, uma instituição é um conjunto de normas e regras de
vida que se consolidam fora dos indivíduos e que as gerações transmitem umas as
outras. Ex.: a Igreja, o Exército, a família, etc.
As instituições socializam os indivíduos, fazem com
que eles assimilem as regras e normas necessárias à vida em comum.
Consciência coletiva
Consciência coletiva trata-se do “conjunto das
crenças e dos sentimentos comuns à média de uma mesma sociedade” que “forma um
sistema determinado com vida própria”.
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